logo swss

Inteligência Artificial para a eficiência do setor da água

Ricardo Rato5

O ISQ revela “estratégias inovadoras baseadas em inteligência artificial (IA) que permitem ao setor da água operar os seus sistemas de uma forma mais eficiente, segura e com menos custos energéticos”, sublinha Ricardo Rato, Diretor de I&D do ISQ. A apresentação das estratégias foi feita no dia 28 de fevereiro, durante o debate organizado pela Associação Portuguesa de Distribuição de Drenagem de Águas (APDA), no Porto, sobre “Transição para a Economia Circular no Setor da Água”. O ISQ fez parte do painel “inovação e tecnologia ao serviço da economia circular no setor da água”.

Estas estratégias enquadram-se no programa Life SWSS – Smart Water Supply System – um projeto liderado pelo ISQ que visa demonstrar uma plataforma digital com modelos de simulação, previsão e otimização, para apoiar a operação de sistemas de abastecimento de água. Tem como objetivos reduzir as perdas de água, o consumo de energia (-15%) e as emissões de gases com efeito de estufa, tornando os sistemas mais inteligentes. Conta com os parceiros o Grupo Águas de Portugal, ADP LVT/EPAL, Águas do Algarve (AdP), oInstituto Superior Técnico (IST) e o Hidromod.

A Economia Circular, como modelo conceptual ou ferramenta operacional, permitirá incrementar a eficiência hídrica nos diferentes setores. É incontornável que a água deverá ocupar um papel central no quadro da “transição para a Economia Circular”, designadamente ao nível da otimização dos seus usos, da redução dos consumos e das perdas, do aproveitamento de águas pluviais, da reutilização de águas residuais tratadas para fins compatíveis e da valorização de lamas provenientes de estações de tratamento e de efluentes pecuários, como fonte de matéria orgânica, nutrientes e energia, passíveis de serem recuperados e reutilizados, observando os critérios de qualidade exigíveis.

A Resolução do Conselho de Ministros nº 190-A/2017, de 11 de dezembro, aprovou o Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal, em linha com princípios que acompanham, designadamente as orientações da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, Acordo de Paris e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, na ótica da melhoria da eficiência dos recursos – onde se inclui a água – e significativo incremento da sua reutilização e reciclagem.

Torna-se também essencial atender ao Plano de Ação Europeu para a Economia Circular, inserido na Iniciativa EU 2020, numa Europa mais eficiente em termos de recursos estratégicos, cujos principais benefícios se centram na segurança do seu aprovisionamento e na eficiência do seu uso – “segurança hídrica”, nomeadamente.

Também lhe pode interessar