Bolsa de Investigação – Mestre (BI-M) | Data Analyst
Encontra-se aberto o concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto internacional +Atlantic, “Science and Technology Policy and Innovation Analysis to Maximize the Economic, Environmental and Social Benefits of Deep Sea Exploration and Oil and Gas Development in the South Atlantic Region” (CMUP-ERI/TIC/0045/2014), financiado pelo programa programa “Entrepreneurial Research Initiatives of the Carnegie Mellon Portugal Program“, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia I.P., na sua componente Orçamento de Estado, nas seguintes condições:
Área Científica:
Engenharia, Engenharia Informática, e Matemática
Requisitos de admissão:
Mestrado nas áreas das Engenharias, Informática, Matemática, Estatística, Física e afins.
Será dada preferência a candidatos com experiência no desenvolvimento e aplicação de algoritmos inteligentes para análise de dados, em casos de estudo com aplicação real.
Igualmente a experiência na colaboração com a Indústria, na área da investigação e transferência de conhecimento e na produção de relatórios técnico-científicos será também apreciada.
Pretende-se que os candidatos demonstrarem conhecimento nas seguintes áreas:
-Desenvolvimento de algoritmos, nomeadamente: regressão, redes neuronais, classificação, anomaly detection;
-Programação nas linguagens: PYTHON e MYSQL;
-Ferramentas de visualização de dados
Plano de Trabalhos:
Este plano insere-se no âmbito do projeto internacional +Atlantic, “Science and Technology Policy and Innovation Analysis to Maximize the Economic, Environmental and Social Benefits of Deep Sea Exploration and Oil and Gas Development in the South Atlantic Region”.
O candidato terá como principais funções, desenvolver atividades de investigação e desenvolvimento nas áreas de análise de dados para suporte à decisão, previsão, clustering, data mining para apoio a atividades económicas associadas ao espaço Atlântico. Mais especificamente, pretende-se a exploração de dados de observação da terra (satélite e outros) para apoio a atividades/projetos como o Deep Sea Mining.
Legislação e regulamentação aplicável:
Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e Regulamento de Bolsas do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ).
Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) / Oeiras – Taguspark, Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, nº 33, 2740-120 Porto Salvo. As atividades serão realizadas funcionalmente na Direção de Investigação & Desenvolvimento e Inovação do ISQ, que desenvolve investigação aplicada em diversos domínios, nomeadamente, sustentabilidade, eficiência de recursos, processos de produção, sistemas inteligentes, entre outros. O trabalho será sob a orientação científica do Doutor João Ribau.
Duração da bolsa e Regime de Atividade:
A bolsa, não renovável, terá a duração de 9 meses, com início previsto em 1 Abril de 2019, em regime de exclusividade.
Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante mensal da bolsa é de 989,70€ conforme a tabela de valores das bolsas atribuídas como consta no Regulamento de Bolsas do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ). O pagamento será efetuado por transferência bancária.
Métodos de seleção:
Avaliação curricular em que serão ponderados os seguintes fatores:
- i) Relevância do curriculum académico (40%);
- ii) Experiência anterior relevante na área de atuação prevista no plano de trabalhos do presente concurso (40%).
iii) Outros méritos relevantes (20%);
Caso o júri entenda necessário, os três candidatos melhor classificados de acordo com os critérios anteriores poderão ser convocados para entrevista. Havendo lugar a entrevista, a valorização percentual será de 60% para a avaliação curricular e de 40% para a entrevista.
Composição da Comissão de Seleção:
A Comissão de Seleção é constituída por:
Presidente: Eng. Ricardo Rato
Vogal: Doutora Muriel Iten
Vogal: Doutor João Ribau
Vogal: Doutor João Carvalho
Vogal: Dr.ª Tânia Marques
Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e publico do ISQ, sendo o(s) candidato(s) notificado(s) através de e-mail.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 07-03-2019 a 20-03-2019
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para emprego@isq.pt, com o titulo “BIM/ISQ/+ATLANTIC/01”, acompanhadas dos seguintes documentos:
- Carta de motivação,
- Certificados comprovativos das habilitações académicas
- Curriculum Vitae detalhado
- Outros documentos considerados relevantes pelo candidato.
Localidade:
Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) / Oeiras – Taguspark, Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, nº 33, 2740-120 Porto Salvo.