agricultural machine 1918987 scaled

ISQ apoia transição digital na agricultura

Os sistemas agrícolas enfrentam, atualmente, diversos desafios colocados pela transformação digital. Para enfrentar estes desafios, o Grupo ISQ está a trabalhar na aceleração da transição digital do setor agrícola. O objetivo é melhorar a produtividade e o desempenho ambiental, contribuindo assim para uma gestão sustentável e eficiente dos recursos.

O ISQ pretende, assim, apoiar os agricultores e os agroindustriais, atuando em todas as cadeias de valor do setor primário, fornecendo serviços integrados e soluções tecnológicas inovadoras que permitam aumentar a sustentabilidade e a produtividade de sistemas agroindustriais.

O Grupo ISQ contribui também para a melhoria e sustentabilidade da agricultura nacional, com a participação em vários projetos de investigação, desenvolvimento, agricultura de precisão e eficiência no uso de recursos, o que representa um investimento de 620.000€ até 2019.

As iniciativas são diversas: o Projeto Qualimilho, que visa a garantia da qualidade e a segurança na fileira nacional do milho; o Projeto MilkEE, que explora a eficiência no uso de recursos nas explorações leiteiras e oportunidades de simbiose com o setor florestal; e a integração no Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (CoLAB MORE) de atividades de I&D nas “tecnologias limpas” ligadas à agricultura, nomeadamente na implementação de sistemas de automação através de processos mais limpos, eficientes e inteligentes.

Também lhe pode interessar

Um comentário

Comentários fechados.