energia

ISQ arranca 2018 com novos projetos de investigação

O Sustainable Innovation Centre do ISQ participa em dois novos projetos nacionais, o EcoTermIP e o MaisTec. Estes projetos ambicionam a promoção da ecoeficiência de processos térmicos para a sustentabilidade industrial portuguesa e para a transferência de conhecimento científico e tecnológico.

O ISQ e o INEGI (Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial) arrancam com o EcoTermIP, que visa a promoção da ecoeficiência dos processos térmicos para a competitividade e sustentabilidade da indústria portuguesa nos setores da metalomecânica, cerâmica, agroalimentar de laticínios e de fabricação de produtos à base de carne.

O EcotermIP propõe reduzir os consumos térmicos da indústria portuguesa em diferentes sectores, através de visitas técnicas a instalações industriais e posterior análise e apresentação de medidas de melhoria para redução destes consumos, com recurso a energias renováveis, recuperação de calor ou armazenamento de energia térmica. Este projeto irá ainda promover futuros trabalhos de investigação neste setor.

No âmbito da indústria portuguesa, o ISQ iniciou outro projeto, o MaisTec, um projeto que visa aumentar a competitividade da região Norte, entre o Douro e o Vouga, através da transferência de conhecimento científico e tecnológico para as empresas.  

O Maistec conta com uma equipa multidisciplinar constituída pela SANJOTEC, o TecMinho, a Universidade de Aveiro e o ISQ.

Em breve será aberta uma convocatória ao concurso de ideias do MaisTec, onde empreendedores e empresas poderão candidatar-se a fim de integrar o projeto e avançar com ideias inovadoras.

 

 

 

Também lhe pode interessar