inovacao scaled

ISQ contribui para a melhoria da produtividade e sustentabilidade na agricultura

O Grupo ISQ contribui para a melhoria e sustentabilidade da agricultura nacional, com a participação em vários projectos de investigação, desenvolvimento, agricultura de precisão e eficiência no uso de recursos, o que representa um investimento de 620.000€ até 2019.

As iniciativas são diversas: o Projeto Qualimilho, que visa a garantia da qualidade e a segurança na fileira nacional do milho; o Projeto MilkEE, que explora a eficiência no uso de recursos nas explorações leiteiras e oportunidades de simbiose com o setor florestal; e a integração no Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (CoLAB MORE) de atividades de I&D nas “tecnologias limpas” ligadas à agricultura, nomeadamente na implementação de sistemas de automação através de processos mais limpos, eficientes e inteligentes.

A Investigação e Desenvolvimento

Na vertente de I&D ligada aos sistemas agrícolas, o ISQ com uma vasta experiência em projetos nacionais e internacionais e como entidade percussora da tecnologia e da digitalização em diversos setores da indústria, para além das iniciativas em preparação e avaliação, o ISQ tem já projetos em andamento na temática da agricultura de precisão e eficiência no uso de recursos que representam um investimento de 620.000€ até 2019: O Projeto Qualimilho visa a garantir a qualidade e a segurança na fileira nacional do milho. Neste projeto o ISQ desenvolverá modelos de previsão que permitam sugerir conclusões e apoiar a tomada de decisão no que se refere ao tema das micotoxinas, o resultado será uma ferramenta digital que incorporará também questões relacionadas com a produtividade e sustentabilidade da cultura do milho. Outro exemplo é o projeto MilkEE, que visa explorar a eficiência no uso de recursos nas explorações leiteiras e oportunidades de simbiose com o setor florestal. O ISQ, para além da abordagem direta à sustentabilidade do uso e recursos nas instalações, desenvolverá também uma ferramenta digital de diagnóstico e benchmark nas temáticas do projeto.

O ISQ integra também o Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (CoLAB MORE), coordenado pelo Centro de Investigação da Montanha do Instituto Politécnico de Bragança, cujo protocolo foi assinado no passado dia 16 de fevereiro em Bragança na presença do Ex.mo Sr. Primeiro Ministro, Eng.º António Costa. O CoLAB MORE abordará as seguintes áreas: Agricultura e produção florestal sustentáveis; alimentos e materiais bio-based; clima, ambiente, eficiência de recursos e matérias-primas; energia, mobilidades eficientes, limpas e seguras, saúde bem-estar e alterações demográficas e património cultural de montanha e turismo. O papel do ISQ no CoLAB MORE passa pelas atividades de I&D na temática das “tecnologias limpas” ligadas à agricultura, nomeadamente na implementação de sistemas de automação através de processos mais limpos, eficientes e inteligentes, projetados em modelos organizacionais inovadores, apoiados por ferramentas de avaliação de ciclo de vida e ecoeficiência, bem como inteligência artificial, modelação de sistemas de previsão e otimização. O ISQ aporta também ao CoLAB MORE apoio nas áreas de inspeção, testes laboratoriais e certificação de produtos e serviços.

Para fazer face aos desafios do setor agrícola e acompanhar as exigências de uma agricultura mais produtiva e sustentável em Portugal, o Grupo ISQ transfere o conhecimento proveniente da sua atuação em todos os setores da indústria colocando ao dispor dos sistemas agrícolas a suas infraestruturas tecnológicas e uma vasta gama de serviços e atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), que cobrem toda a cadeia de valor agroalimentar: desde a produção, transformação, inspeção final do produto, passando também pela exploração das oportunidades de financiamento disponíveis para o setor.

Os Serviços

São exemplos disso os serviços prestados no âmbito da eficiência no uso de recursos e Economia Circular: eficiência energética e eficiência hídrica em explorações agrícolas e agroindústria, valorização de resíduos e simbioses agrícolas. Ainda ao nível da exploração agrícola as análises químicas, análises de solos no âmbito da produção integrada e agricultura biológica e recomendações de fertilização. Serviços vocacionados para o controlo da segurança de máquinas agrícolas e equipamentos de aplicação e produtos fitofarmacêuticos, bem como controlo metrológico de equipamentos. Na vertente do controlo da segurança alimentar e saúde pública as análises para o controlo de pesticidas, micotoxinas e resíduos de medicamentos veterinários, bem como análises para a deteção de microrganismos patogénicos de origem alimentar através do Labiagro, laboratório do Grupo ISQ. Através do Centro Nacional de Embalagens do Grupo ISQ são também realizados ensaios a embalagens para alimentos, ensaios de simulação de transporte e estudos para a redução do impacto ambiental das embalagens. Destaca-se também a Grow To Green, empresa do Grupo ISQ, que através de tecnologia Indoorfarming procede ao cultivo de frescos saudáveis, em ambiente controlado, sem adição de herbicidas e pesticidas, de forma rápida e sustentável.

Também lhe pode interessar