1233

ISQ no Campeonato Nacional das Profissões

A soldadura foi o tema do workshop “Portas Abertas” que o ISQ realizou no final do mês de fevereiro, em Beja, no âmbito do Campeonato Nacional das Profissões.

O ISQ foi patrocinador do Campeonato Nacional das Profissões nas provas da soldadura, colocando à disposição os serviços dos seus laboratórios e assegurando a realização dos ensaios necessários às provas finais, nomeadamente ensaios destrutivos e não destrutivos.

Com a utilização do simulador de soldadura de realidade aumentada, os formandos tiveram um feedback contínuo sobre a sua performance, identificando de imediato as falhas e as ações de melhoria, com um plano de formação adequado e em tempo real.

O conceito dos Campeonatos das Profissões remonta ao ano de 1950, quando se disputaram, em Madrid, os primeiros Campeonatos Internacionais das Profissões entre Portugal e Espanha.  A consolidação desta iniciativa conduziu, ainda na década de cinquenta, à criação de uma organização específica, atualmente designada por WorldSkills International, realizada em todos os continentes, envolvendo 75 países.

 

Também lhe pode interessar