iter 1 1

O Grupo ISQ ganha contrato de 3 milhões de euros no ITER

O Grupo ISQ ganhou um contrato europeu de 3 milhões de euros para coordenar o programa de formação especializada em fusão nuclear durante quatro anos.

O ISQ vai ser responsável por gerir e realizar a formação e qualificação dos peritos, técnicos e gestores de projeto que trabalham a nível europeu e mundial no ITER – International Thermonoclear Experimental Reactor.

Este novo contrato inclui formações nas áreas da programação, controlo de dados, tecnologias de produção, gestão de projeto, regulamentação e legislação, ensaios não destrutivos, tecnologias de soldadura, criogenia e gestão de sistemas.

No sul de França 35 países colaboram na construção do maior tokamak alguma vez projetado, que possui um custo estimado de 13 mil milhões de euros. Este equipamento permitirá demonstrar a viabilidade da produção de energia através da fusão nuclear em grande escala, livre de emissões de carbono.

Os membros do ITER (União Europeia, China, Rússia, Índia, Japão, Coreia e Estados Unidos) conjugaram esforços para atingir uma das mais importantes fronteiras da ciência: reproduzir na Terra a energia que alimenta o Sol e as estrelas. Portugal, através do ISQ, participa assim no maior investimento científico da atualidade.

Veja o vídeo: 

 

 

Também lhe pode interessar