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ISQ desenvolve chassis inovador para a indústria automóvel

O Grupo ISQ integra um consórcio para o desenvolvimento e teste de componentes de chassis inovadores a partir de aços avançados de terceira geração e que são mais leves e de elevada resistência.

Do projecto, de nome LightChassis, fazem parte a universidade alemã RWTH Aachen University, a empresa alemã Salzgitter Mannesman Forschung, a espanhola Gestamp, a universidade grega de Thessaly e o centro italiano Ricerche FIAT. O projecto tem a duração de três anos e terá um investimento de mais de 1.3M€.

O ISQ fará o estudo de soldabilidade das novas ligas produzidas, bem como a caracterização metalúrgica e mecânica das juntas soldadas. Adicionalmente, far-se-á um estudo de impacto ambiental, através de metodologias de avaliação do ciclo de vida dos novos aços.

O Presidente do ISQ, Pedro Matias, refere que “com a redução do peso do automóvel potencia-se uma redução significativa do consumo e das emissões de CO2, bem como a performance do veículo, em termos de acelerações e recuperações. Uma grande mais-valia para o sector e para o consumidor no quadro da cada vez maior preocupação com o desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas”.

De recordar que em Portugal o peso do veículo é uma das variáveis em matéria de taxação das portagens, de acordo com a atual legislação.

“Este projeto trará, portanto, grandes vantagens à industria automóvel já que a tendência do futuro – fruto de regulamentações, eficiência e segurança – é produzir componentes para carroceria e chassis mais leves. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é projetar um novo aço, com teor médio de manganês, que será um candidato para substituir os aços usados atualmente no componente do chassi e levar a uma redução adicional de peso”, acrescenta Pedro Matias.

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