iva rajovic 5RLnlS71N3g unsplash scaled

ISQ desenvolve soluções para obter produtos mais sustentáveis e rentáveis

É cada vez mais importante o desenvolvimento de produtos provenientes de fontes sustentáveis e amigos do ambiente. O ISQ está a investigar e a aplicar metodologias com base na avaliação do ciclo de vida (ACV) e avaliação de custo de ciclo de vida (ACCV). O objetivo é criar produtos mais sustentáveis, com menor impacto ambiental e maior valor comercial, visando uma maior ecoeficiência e, logo, a promoção da economia circular.

 Como resposta à crescente preocupação com o meio ambiente, o mercado “premeia” empresas que tenham como prática uma política de gestão ambiental, comprovando a sua preocupação com o meio ambiente. A Análise de Ciclo de Vida (ACV) está a tornar-se uma metodologia relevante na avaliação de desempenho ambiental. E para uma análise mais completa e estratégica, começam a serem estudadas maneiras de integrar a ACV com análises financeiras, como é a Análise do Custo do Ciclo de Vida (ACCV). Embora a ACCV seja usada como uma ferramenta de engenharia, constitui cada vez mais uma ferramenta de gestão para, por exemplo, análise de custos.

 No ISQ, desenvolvem-se novos produtos e processos, usando ACV e ACCV, para a indústria nacional e internacional, aplicáveis a diversos setores de atividade, caso da indústria alimentar  (visando uma produção mais sustentável) ou a indústria automóvel (procurando o desenvolvimento de peças de chassis de automóveis mais leves a partir do desenvolvimento de um novo aço e de novo design, com benefícios ambientais e impacto na redução da energia na fase de utilização  – combustível ou eletricidade- dos veículos). De realçar ainda a aplicabilidade à indústria aeronáutica, conseguindo-se o aumento da ecoeficiência de soluções de reparação de estruturas aeronáuticas com material compósito, materiais com capacidade de autorregeneração”, explica Pedro Matias, Presidente do ISQ.

Para além destes setores, as ACV e ACCV são também vantajosas nos setores da construção e da manufatura aditiva (impressão 3D).  Podem, por exemplo, ajudar na criação de um ecossistema para produzir e testar novos materiais multifuncionais leves com recurso a nano-materiais.

No fundo, as atividades de ACV e ACCV visam apoiar a decisão, cobrindo desenvolvimentos de vários sectores industriais, sendo o resultado a obtenção de produtos com menor impacto ambiental e maior valor comercial, promovendo-se assim a ecoeficiência.

Alinhado com a estratégia europeia do Green Deal, o ISQ tem um papel fundamental no apoio ao desenvolvimento de produtos mais ecoeficientes, capazes de gerar valor com uma menor pegada ambiental, provando que o crescimento económico pode ser desassociado do uso de matérias primas e demonstrando que um produto em fim de vida detém um valor material que pode ser recuperado, alavancando a economia circular.

Também lhe pode interessar