ISQ no Space Week 2017 em Roma
Durante os dias 21 a 23 de novembro, o ISQ participou no Space Week 2017 em Roma, onde apresentou um poster do projeto SAGRES.
A iniciativa SAGRES é uma abordagem inovadora, desenvolvida para o sector do deep sea mining e tem como principal objetivo a conceção e validação de um sistema de suporte à decisão baseado em inteligência artificial, capaz de prever a distribuição e localização de potenciais áreas-alvo para ocorrência de recursos minerais no fundo oceânico. Pretende dotar o utilizador de uma maior capacidade de decisão para a prospeção e exploração no fundo do mar.

SAGRES SMART
Suporte inteligente para prospeção geológica no fundo do mar baseada em recursos espaciais
O ISQ está a desenvolver o projeto SAGRES, uma iniciativa inovadora que recorre a serviços de deteção remota e big data analytics para otimizar a prospeção geológica no fundo do mar. Utilizando dados de satélites de observação da Terra da Agência Espacial Europeia (ESA), o projeto visa fornecer soluções avançadas para a exploração mineira em alto mar (DSM), tornando o processo mais eficiente e sustentável.
No centro do SAGRES está o desenvolvimento e implementação de um serviço de consultoria web, baseado numa plataforma de suporte à decisão (PSD). Esta plataforma integra múltiplas fontes de dados de observação da Terra (OE) com inteligência artificial e machine learning (AI/ML), permitindo análises geológicas mais precisas e informadas.
Além do seu impacto na indústria de mineração oceânica, o projeto reforça as competências do ISQ em áreas emergentes, como instrumentação embarcada em satélites, sistemas de informação geográfica, big data analytics, geologia e oceanografia. Para o seu desenvolvimento, o ISQ conta com a colaboração da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), consolidando o seu papel na vanguarda da inovação e exploração sustentável dos recursos naturais.
A Space Week teve a sua primeira edição em 2013, com o objetivo de promover as ofertas da Comissão Europeia no âmbito do programa espacial do Horizonte 2020. A edição de 2017 contou com cerca de 400 participantes e proporcionou oportunidades estratégicas de networking para as universidades, centros de investigação, indústria, PMEs e associações do setor e para administrações locais.
Este evento foi organizado pela Agência para a Promoção da Riqueza Europeia (APRE) em colaboração com a Agência Espacial Italiana (ASI).