tchallenge

ISQ pioneiro e mentor de projeto europeu

O ISQ Group é mentor e parceiro do curso – piloto do projeto Europeu T-Challenge, que decorreu nas instalações do ISQ Academy entre 25 de junho e 11 de julho.

Este curso tinha como objetivo promover um espírito empreendedor nos cidadãos Europeus e familiarizá-los com temáticas essenciais nos dias de hoje, através de uma aprendizagem baseada em desafios. Para envolver os alunos e estimular um conhecimento aprofundado sobre os os temas em estudo, o curso baseou-se na aplicação e uso de WebQuests, uma metodologia de ensino alternativa e inovadora, à base de desafios/projetos, com uma grande componente digital que proporciona aos alunos uma variedade de experiências sensoriais.

Ao longo do curso, foram várias as temáticas relevantes abordadas, desde Pensamento Crítico, Inovação, Impacto Social, à Economia Circular, Liderança e Empreendedorismo, exploradas e desenvolvidas através de WebQuests, apresentando, assim, ao público académico problemas e desafios do mundo real.

Por outro lado, enquanto participam e executam trabalhos com base em WebQuests, os alunos desenvolvem uma variedade de conexões emocionais com o conteúdo em causa e podem formar memórias positivas, que facilitem a aprendizagem.

Esta metodologia tem vindo a ser cada vez mais utilizada em âmbito de formação, devido à sua flexibilidade na estruturação de diversas estratégias pedagógicas e adaptabilidade aos mais diversos conteúdos, bem como pela maximização do uso das ferramentas e ambientes digitais disponíveis atualmente.

O curso lecionado, desenvolvido pela Direção de I&Di do ISQ que, para além dos webquests, desenvolveu também todos os conteúdos inovadores, destinou-se a jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos. Durante a última semana de agosto, dois dos formandos irão Letónia representar Portugal, numa semana internacional de formação, para participarem na conferência final do projeto.

O projeto T-Challenge foi concedido pela Comissão Europeia, com o apoio do Programa Erasmus +. Tem uma duração de 24 meses, entre 01 de novembro de 2017 e 31 de outubro de 2019.

image00009

Também lhe pode interessar