HI2TRUST

ISQ realiza inspeções industriais a altas temperaturas sem paragem de serviço

O ISQ apresenta o projeto Hi2Trust que visa fornecer soluções integradas para inspecionar equipamentos industriais que estejam a operar a alta temperatura e sem necessidade de interromper o normal funcionamento da fábrica. O projeto conta com a ISPT como promotor líder, o ISQ e a Universidade Nova como parceiros tecnológicos e ainda a NAVIGATOR, onde decorreram os testes de validação do sistema.

Em Portugal quem poderá capitalizar este serviço em matéria de segurança e rentabilidade será a indústria petroquímica, química, industria de processo, energia e de transformação.

As fábricas para fazerem a sua manutenção, têm que saber à priori quais são os equipamentos que têm que renovar. Para tal, atualmente, os equipamentos que funcionam a alta temperatura, têm que parar de trabalhar para se poderem inspecionar. Com este sistema inovador desenvolvido, passa a ser possível inspeciona-los enquanto funcionam, garantindo a produção da fábrica, o que contribui para uma maior rentabilidade e segurança.

Contemporary industrial powerful water boiler with gas burner and automatic control systems

HI2TRUST: Plataforma para inspeção de componentes a alta temperatura

O projeto Hi2TRUST consiste num sistema avançado de inspeção e monitorização de componentes críticos em serviço (tubagens, caldeiras), nas condições operacionais de alta temperatura, até aos 550ºC. No fundo, é fazer uma “ecografia” ao estado da soldadura do equipamento.

O objetivo deste projeto é ultrapassar as limitações físicas da tecnologia de inspeção EMAT (Electromagnetic Accoustic Transducers).

Neste contexto, são desenvolvidas técnicas de inspecção por ultra-sons avançados, por Correntes Induzidas e desenvolvido um módulo de inspecção visual automatizado. Fazem parte deste projecto as vertentes de inspecção volumétrica, utilizando o Phased Array (técnica de inspeção por ultra-sons) e o TOFD (Time-Of-Flight Diffraction, inspecção superficial, utilizando as Correntes Induzidas e Inspecção Visual remota, utilizando câmaras avançadas de alta definição e um sistema de alinhamento laser.
A integração destas técnicas tem um carácter complementar com as restantes, conseguindo-se assim maximizar a sensibilidade e capacidade de detecção do sistema.

O produto desenvolvido poderá ser aplicado em qualquer indústria que tenha equipamentos a operar a alta temperatura, até aos 500ºC no caso de mapeamento de corrosão e 400ºC no caso de inspeção do soldaduras.

As tecnologias não destrutivas adaptadas e desenvolvidas para a inspeção de componentes a alta temperatura são EMATS – Ultra-sons para mapear defeitos de corrosão em todo o tipo de equipamentos; Phased Array – Ultra-sons para detetar defeitos internos às soldaduras; Correntes Induzidas para detetar defeitos superficiais em todo o tipo de equipamentos e Inspeção visual com câmaras de alta definição para inspeção visual das soldaduras.

Também lhe pode interessar