agua scaled

ISQ vai coordenar projeto europeu na área da sustentabilidade

O Grupo ISQ acaba de ganhar a coordenação do projeto TRUST – Twinning foR indUstrial SustainabiliTy-, financiado pelo H2020, tendo obtido a pontuação máxima (15 em 15) com a melhor proposta portuguesa num concurso em que irá trabalhar com universidades europeias, Cambridge (Reino Unido) e Universidade de Chalmers (Suécia).

O TRUST visa impulsionar a excelência em investigação e desenvolvimento na área da sustentabilidade industrial por meio do aumento do conhecimento científico e técnico, o que permitirá apoiar e envolver as indústrias europeias no seu caminho para a realização dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“O projeto permitirá uma cooperação duradoura para o desenvolvimento da investigação de excelência ao serviço da indústria europeia e criará uma agenda de investigação conjunta para além do seu período de vigência, três anos, com o objetivo de contribuir para um desenvolvimento mais equilibrado do desempenho científico na União Europeia, em harmonia com a estratégia da Comissão para a criação de escadas para a excelência”, refere Pedro Matias, Presidente do ISQ.

O desafio é elevar as capacidades técnicas e científicas da indústria no domínio da Sustentabilidade Industrial, visando a eficiência de recursos e energia, a economia circular, o planeamento de produção, a gestão de risco e valor e novos e mais sustentáveis modelos de negócio.

No âmbito deste projeto estão previstos cursos de formação especializados, intercâmbio de técnicos e investigadores e organização conjunta de summer schools. O conceito TRUST será alcançado seguindo uma abordagem baseada numa estratégia ativa de aprendizagem partilhada: 1) treino no campus, cursos on-line e webinars; 2) intercâmbio de investigadores, supervisão conjunta, experiência de diferentes culturas de pesquisa e organizacionais, revisão científica, organização de summer schools e publicações científicas conjuntas; e 3) workshops e fóruns anuais para promover a identificação de novas parcerias e oportunidades de pesquisa industrial.

Com este projeto o ISQ afirma, mais uma vez, o seu know how ao nível da inovação e sustentabilidade, somando mais um projeto aos já ganhos MAESTRI e SCALER. O MAESTRI consiste num projeto europeu de investigação e desenvolvimento – Energy and Resource Management Systems for Improved Efficiency in the Process Industries – que visa a criação de um sistema integrado de gestão da energia e recursos, com o objetivo de desenvolver e aplicar metodologias de promoção da ecoeficiência na indústria.

Também lhe pode interessar