12

ISQ visita Observatório Europeu do Sul

O ISQ visita o ESO (Observatório Europeu do Sul), onde colabora na construção do maior telescópio ótico e de infravermelhos do mundo, o European Extremely Large Telescope (E_ELT). Este é um projeto que levará nove anos a ficar operacional e envolverá um orçamento aproximado de mil milhões de euros.

No caso do E_ELT, o ISQ participa ao nível da gestão e garantia da qualidade na construção de infraestruturas complexas, das inspeções técnicas e ensaios de um novo telescópio ótico terrestre, cuja dimensão, complexidade e tecnologia não tem paralelo. O ISQ apoia ainda o ESO na garantia da qualidade da construção e montagem (Quality Assurance/Quality Control – QA/QC) junto dos fabricantes das estruturas e dos sistemas mais críticos.

A construção do E_ELT está a cargo de um consórcio de países europeus no qual também participam o Brasil e o Chile e é neste último país, no planalto desértico do Atacama, a 3000m de altitude, que decorre a construção daquele que será o único e maior telescópio ótico em operação no mundo.

20170510 121203 scaled
Carlos Barbio encontra-se em missão permanente no ESO, em Munique.

Também lhe pode interessar