ScalerNovoSite scaled

Projeto SCALER dedicado à simbiose industrial lança website

O projeto europeu SCALER – Scaling European Resources with Industrial Symbiosis –  lançou um website para dar a conhecer melhor os mecanismos de intensificação e aplicação de práticas de simbiose industrial na Europa, através do desenvolvimento de planos de ação e soluções adaptadas às várias partes interessadas: indústria, associações industriais e empresariais, autoridades regionais e nacionais.

Numa primeira fase, o projeto irá avaliar como desbloquear a implementação alargada da simbiose industrial, através da identificação de casos de sucesso, incentivos, métodos e ferramentas facilitadoras. Numa segunda fase, será avaliado o potencial associado à simbiose industrial, através do mapeamento e caracterização de sinergias promissoras e avaliação do respetivo impacte ambiental, social e económico. Finalmente numa terceira fase, será desenvolvido um Plano de Ação para a Simbiose Industrial na Europa, que deverá identificar cenários futuros, produzir recomendações e guias de apoio à implementação destinados às várias partes interessadas.

Na Universidade de Cambridge, nos dias 10 e 11 de abril, decorreu  mais uma reunião de consórcio deste projeto europeu. Esta iniciativa incluiu também uma reunião de Advisory Board, na qual os parceiros do projeto tiveram a oportunidade de discutir com um grupo de peritos europeus em simbiose industrial os objetivos e a abordagem do projeto, procurando desta forma potenciar a rede de contactos do projeto, a qualidade da informação gerada e desta forma, os resultados esperados.

O Advisory Board do SCALER é constituído por entidades de renome em representação da indústria de processo, parques industriais, associações e centros tecnológicos reconhecidos como pioneiros na avaliação e implementação de projetos de simbiose industrial. Neste grupo incluem-se a CCI Occitanie (França), ENEA (Itália), Knowledge Transfer Network Ltd (Reino Unido), Águas de Portugal, EPEA Nederland (Holanda), TENOVA (Itália), DECHEMA (Alemanha), CEMEX Research Group (Suiça); VITO NV (Bélgica), Dansk SymbioseCentre (Dinamarca) e o Joint Research Centre da Comissão Europeia.

Tendo início em novembro de 2017 e com uma duração de 30 meses (até maio de 2020), o projeto conta com uma equipa multidisciplinar coordenada pelo ISQ, que inclui também a Universidade de Cambridge (Reino Unido), Strane Innovation (França), Climate KIC (Alemanha) e Quantis (Suíça).

Conheça o projeto e junte-se à comunidade SCALER em:  http://www.scalerproject.eu/

 

 

 

 

Também lhe pode interessar