Workshop de eficiência energética nos sistemas de água

Workshop de eficiência energética nos sistemas de água

Em junho decorreu no ISQ, em Oeiras, o workshop sobre eficiência energética nos sistemas de água organizado pela equipa do ISQ e pelas Águas de Portugal.

“Life SWSS – Smart Water Supply Systems é um projeto que pode atuar na capacidade de medir, detetar e monitorizar as condições de funcionamento de todos os sistemas”, refere Dragan A. Savić, professor da Universidade de Exeter.

Uma melhor gestão operacional de sistemas de abastecimento de águas, diminuição do consumo de energia, de gases de efeitos estufa e perdas de água é o que o Life SWSS se propõe a atingir.

Ao longo do discurso, Dragan mostrou a importância da automação dos sistemas para uma maior eficiência. Os estudos mostram que a maior parte das perdas ocorrem do lado do consumidor. Segundo o professor, é por aqui que se deve começar, ou seja, pela sensibilização dos consumidores acerca da importância de poupar água. Dragan vai mais longe e diz mesmo que só através da “gamification” e do desenvolvimento de aplicações online para os consumidores é que os mesmos se vão interessar pelo tema. Estas aplicações estariam disponíveis para qualquer dispositivo móvel e determinariam se o consumidor faz um consumo sustentável ou não de água.

Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente, está em concordância com o professor neste tema e salienta que é preciso desenvolver as tecnologias para se garantir uma melhor gestão dos recursos. O secretário de Estado apela ainda para que todos os municípios adotem medidas para uma melhor utilização dos recursos disponíveis, mesmo aqueles municípios que querem continuar independentes das águas de Portugal.

O Presidente do Grupo Águas de Portugal, João Nuno Mendes defende que a variabilidade climática, o aumento do preço da energia, a urbanização e migrações são desafios que exigem sistemas cada mais eficientes. “As próprias operadoras destes sistemas querem ir além do mercado da água e entrar nos mercados da energia e gás. Estamos a caminhar paras as cidades inteligentes”, acrescenta Pedro Póvoa, Diretor de Investigação & Desenvolvimento das AdP SGPS.

Ricardo Rato e Marco Estrela, respetivamente Responsável do Sustainable Innovation Centre e Coordenador do Projeto, do ISQ, falaram sobre a metodologia que foi utilizada, nomeadamente, auditorias, verificação das condições de operação dos sistemas e identificação de oportunidades de melhoria.

O evento contou ainda com a participação de Dídia Covas, Professora do Instituto Superior Técnico, que explicou os pressupostos da modelação matemática e o balanço energético dos sistemas desenvolvidos até agora no Life SWSS. Por fim, Adélio Silva, General Manager da Hidromod, apresentou a futura plataforma tecnológica do projeto, mostrando como se está a desenvolver.

O seminário fechou com o discurso do Presidente do ISQ, Eng. Manuel Cruz, que desafiou a equipa a pensar já em projetos futuros.

Também lhe pode interessar