RRato

Workshop ECO.FINANCIA | O futuro está na sustentabilidade ambiental

No passado dia 20 de janeiro, no workshop ECO.FINANCIA discutiram-se os desafios do sistema financeiro para o apoio à economia circular. O ISQ esteve presente neste workshop, a apresentar um dos seus projetos de economia circular, o “Alentejo Circular”.

O workshop teve por base a análise do modelo de economia circular – um modelo de desenvolvimento sustentável que permite devolver os materiais ao ciclo produtivo, através da sua reutilização, recuperação e reciclagem, assegurando assim uma maior eficiência na utilização e gestão de recursos, e um maior bem-estar do planeta e das populações.

O ECO.FINANCIA contou com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do Ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes. Ambos salientaram a importância da mudança de paradigma e da sensibilização da geração millennium para a sustentabilidade ambiental. O Ministro do Ambiente anunciou que o país já deu o primeiro passo para uma gestão eficiente dos recursos, através da candidatura de seis milhões de euros ao programa europeu EEA Grants, para financiar projetos na área da construção. O Ministro do Ambiente reconheceu também que a reutilização dos bens, que estão numa fase final de vida, contribui positivamente para a economia e longevidade dos recursos de um país.

Da parte da manhã, os participantes contaram ainda com a intervenção de oradores internacionais, nomeadamente, Frido Imaanen da PGGM/Ellen Macarthur, Jvan Gaffuri da RobecoSAM, Joaquim Pedroso do Banco Europeu de Investimento e Francisco Pessoa do BNP-Paribas. Durante a tarde foi a vez do painel nacional, onde estiveram presentes representantes dos Programas Operacionais do Portugal2020, representantes de fundos públicos e instituições privadas com eixos de financiamento direcionados à economia circular.

O projeto ALENTEJO CIRCULAR, coordenado pelo ISQ, enquadra-se nos projetos de economia circular e tem como objetivo sensibilizar e mobilizar os agentes económicos do Alentejo nas fileiras do azeite, vinho e suinicultura, para a adoção do modelo da economia circular. Desta forma, pretende-se promover o interesse e a sensibilização dos agentes para esta temática, empreender uma primeira abordagem às barreiras e oportunidades identificadas e estabelecer as condições de base para a realização de futuros projetos de economia circular nos referidos setores económicos.

Este foi um workshop organizado pelo Ministério do Ambiente em parceria com o BCDS – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

Também lhe pode interessar