Human resources

Inovação e Gestão de Pessoas: Uma Parceria Estratégica!

Inovação: tendência, moda ou realidade? Ou uma questão de sobrevivência, perante um Mercado cada vez mais agressivo e… esquisito?

Estudos internacionais recentes revelam que 84% dos executivos consideram a Inovação como fator determinante de crescimento para as suas Organizações. Logicamente, na mesma linha, ter uma Gestão de Pessoas inovadora faz toda a diferença. Em particular com uma aposta forte no desenvolvimento de estratégias que sustentem o bem estar e a qualidade de vida dos respetivos profissionais, tendo consequências relevantes na produtividade, motivação e envolvimento das pessoas na Organização.

Pode-se considerar que a evolução tecnológica é sustentáculo da Inovação, até na componente mais burocrático-administrativa da Gestão de Pessoas. Mas é ao nível dos designados processos mais técnicos que a sua relevância adquire maior impacto: recrutamento digital, onboarding tecnológico, formação online, gestão de programas de benefícios, assim como catalizador de novos modelos de trabalho, como é o caso do trabalho remoto.

A Inovação tende a humanizar a gestão, por via da valorização e reconhecimento perante o contributo de cada profissional dentro da Organização. Uma Gestão de Pessoas inovadora abre perspetivas a novas ideias e estratégias, melhora o fluxo comunicacional interno, permitindo maior transparência e participação. E tem preocupações efetivas pelo equilíbrio de uma vida dentro e fora do local de trabalho.

A Gestão de Pessoas e a Inovação são uma parceria indissociável no que respeita à competitividade e ao sucesso de qualquer Organização. Esta parceria induz Valor Acrescentado baseado na motivação e envolvimento e, em consequência, melhores níveis de produtividade. Mas tudo isto implica Mudança, muitas vezes a mais difícil de todas: uma Mudança Cultural! Não se trata de adulterar os respetivos Valores organizacionais, mas sim potenciá-los em função de uma mudança comportamental nas práticas de Gestão de Pessoas.

Ser rígido, inflexível, a novas tendências de Mercado, manter sistemas muito formais de obtenção de resultados, sem fomentar a criatividade, a participação e o estímulo a novas ideias, enquista o ambiente de trabalho e gera um clima organizacional depauperado. A Inovação, por seu lado, sem perder de vista metas bem definidas, proporciona um ambiente colaborativo com programas de valorização de entrega de resultados.

Uma Gestão de Pessoas inovadora é uma aposta fortíssima para captar e reter Talento. No fundo é um dos pilares essenciais para o reforço do brand organizacional, apoiando e aumentando a competitividade da Organização no Mercado. No contexto atual, significa crescimento e sustentabilidade.

A Inovação quebra barreiras, dá credibilidade a novas parcerias, internas e externas. Promove envolvimento, como pilar essencial da gestão do talento organizacional. A Inovação estimula uma Cultura de aprendizagem: transforma Conhecimento, aumentando o capital de boas práticas e soluções. Entende, ainda, as necessidades dos profissionais, promove uma comunicação eficaz e equilibra a vida profissional com a vida familiar e social.

Também lhe pode interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *