Contratação de Investigador Júnior (PhD)
Referência:
CIJ/ISQ/Emprego Científico Institucional ISQ – Unidade de I&D em Análise de Ciclo de Vida de Produtos e Componentes Industriais Soldados.
Área científica genérica:
Área1: Engenharia Informática Área2: Engenharia Química; Área 3: Engenharia Mecânica ou Materiais; Área 4: Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Área científica específica:
Área 1: Matemática e Estatística; Área 2: Modelação em Electroquímica e Corrosão; Área 3: Modelação Manufatura Aditiva; Área 4: Redes neuronais e ferramentas de apoio à decisão;
Resumo do anúncio:
O presente aviso visa a contratação de apenas 1 (um) doutorado júnior numa das quatro áreas cientificas mencionadas no âmbito de um Contrato Programa entre o ISQ e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do Programa Emprego Científico Institucional – concurso de 2018 financiado pela FCT. O contrato de trabalho a celebrar no âmbito do Plano de Trabalhos da Unidade de I&D em Análise de Ciclo de Vida de produtos e Componentes Industriais Soldados, terá uma duração máxima de 6 anos.
O candidato será selecionado de acordo com os critérios estipulados de acordo com a legislação aplicável independentemente da área científica especifica para a qual se candidata. A seleção será desta forma efetuada com base no CV e mérito da melhor das candidaturas.
Área Científica:
Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Computadores e Engenharia Química de acordo com as áreas especificas mencionadas.
Requisitos de admissão:
Requisitos Gerais:
O candidato deverá apresentar um doutoramento nos domínios relacionados com as áreas cientificas mencionadas nos requisitos do concurso. O candidato deverá apresentar um perfil “júnior”, com reduzida experiência pós-doutoral ou sem currículo científico após doutoramento.
Preferência será dada no entanto a candidatos com experiência em participação em projetos e atividades de investigação, em colaboração com outras entidades de carácter científico internacionais (e.g. P2020, H2020) bem como na redação de relatórios técnicos, publicações cientificas e propostas de projetos, nomeadamente com particular foco na área da modelação e sistemas de apoio à decisão. Capacidade de empreendorismo, trabalho em equipa, determinação e capacidade de decisão. Bons conhecimentos de Microsoft Office e forte domínio da língua inglesa, falada e escrita. Disponibilidade para deslocações ao estrangeiro e carta de condução.
Requisitos específicos/área cientifica:
Área 1: Experiência em desenvolvimento de algoritmos de optimização e machine learning para análise inteligente de dados; Preferência de aplicação a sistema energéticos, análise de sustentatibilidade (incluindo LCA) e eficiência de recursos; Programação em linguagens Open Source (PYTHON, HTML, CSS, ou outras)
Área 2: Experiência na área electroquímica e corrosão e modelação de mecanismos de degradação; Experiência em ensaios electroquímicos.
Área 3: Conhecimentos de tecnologias de ligação e experiência em simulação numérica e modelação com elementos finitos. Valoriza-se igualmente candidatos com experiência em robótica (programação) e em CAD.
Área 4: Conhecimentos sensorização e em TIC bem como em redes neuronais aplicadas de preferência a “Smart Farming”.
Plano de Trabalhos:
Os planos de trabalho apresentados para cada uma das áreas científicas inserem-se no Plano Global Estratégico apresentado ao Concurso do Emprego Científico Institucional – concurso 2018 da Unidade de I&D que o ISQ acolhe em “Análise de Ciclo de Vida de Produtos e Componentes Industriais Soldados (UI712).
O candidato (a) terá como funções principais desenvolver atividades de Investigação e Desenvolvimento relacionadas com cada uma das áreas científicas:
Área 1:
– Desenvolvimento de ferramentas inovadoras de suporte à decisão baseadas no mais recente conhecimento no domínio de métodos inteligentes (previsão, modelação, otimização e análise de dados), em linguagem open source, nomeadamente para aplicações de apoio a empresas na maximização da eficiência de recursos e energia numa lógica de economia circular.
Área 2:
– Avaliação de novos materiais (previsão comportamental à corrosão) utilizados em “Plataformas off-shore para O&G e Eólicas” no que respeita aos mecanismos de corrosão e proteção anti-corrosiva (incluindo inibidores). Estudo de soluções “amigas” do ambiente como inibidores de corrosão alternativos e de “Scale” para superfícies em aço ao carbono. Desenvolvimento de sistemas de monitorização/sensorização de corrosão.
Área 3:
– Avaliação de Processos de manufatura aditiva metálica (por arco eléctrico e laser) em particular de de multimateriais (introduzindo nanotecnologias).
– Simulação e modelação de deformações e tensões residuais em peças metálicas produzidas por manufatura aditiva.
– Inspeção não destrutiva de produtos fabricados por manufatura aditiva (On-line inspection);
– Certificações de produtos e processos em manufatura aditiva
– Programação de Robôs.
Área 4: – Desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão na gestão de explorações agrícolas no âmbito da implementação das TIC na agricultura (Smart Farming) com o objetivo de promover a eficiência energética e de recursos;
– Aplicação de redes neuronais para a previsão de desequilibrios ecológicos nos solos agrícolas e águas com o objetivo de promover a eficiência de recursos num contexto de economia circular;
– Cybersegurança e desenvolvimento de modelos de resiliência para prevenção de catástrofes ambientais na agricultura.
Legislação e regulamentação aplicável:
Procedimento concursal será baseado no Regulamento do Emprego Cientifico (REC) nos termos dos artigos 17º e 28º alínea a) contratos a celebrar nas modalidades, duração e regime de exercício de funções previstos nos artigos 6º e 7º do D.L nº 57/2016, de 29 de Agosto, alterado pela Lei nº 547/2017, de 19 de Julho.
Considera-se níveis de remuneração previstos na regulamentação do nº 1 do artº 15º do DL nº 57/2016 de 29 de Agosto, alterado pela Lei nº 57/2017 de 19 de Julho.
Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no Departamento de Investigação e Desenvolvimento do ISQ onde se encontra associada a Unidade de I&D em Análise de Ciclo de Vida em Produtos e Componentes Industriais Soldados.
Instituição de Acolhimento: ISQ-Instituto de Soldadura e Qualidade
Taguspark, Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 33 – 2740-120 Porto Salvo.
Duração da bolsa e Regime de Atividade:
– Duração contratual máxima será de 6 anos a tempo integral (40 horas semanais), em regime de exclusividade, com inicio expectável a 1 de Fevereiro de 2019.
Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante mensal do contrato inicial será de acordo com a Regulamentação aplicável e tabelas de remuneração – TRU 33 no valor de 2.128,34€; Acresce subsidio de alimentação, subsídios de férias e natal. O pagamento será efetuado por transferência bancária.
Métodos de seleção:
Os critérios de seleção terão por base os considerados no artº 5º do D.L nº 57/2016, de 29 de Agosto.
Avaliação curricular em que serão ponderados os seguintes fatores:
- i) Relevância do curriculum académico incluindo publicações (40%);
- ii) Experiência anterior relevante na área de atuação prevista no plano de trabalhos do presente concurso (40%).
- iii) Outros méritos relevantes nomeadamente atividades de gestão de projetos de I&D (20%);
Caso o júri entenda necessário, os três candidatos melhor classificados de acordo com os critérios anteriores, independentemente da área cientifica a que concorrem, poderão ser convocados para entrevista. Havendo lugar a entrevista, a valorização percentual será de 60% para a avaliação curricular e de 40% para a entrevista. Os candidatos serão selecionados pelo seu mérito individual e não pela área cientifica a que concorrem.
Composição da Comissão de Seleção:
A Comissão de Seleção é constituída de acordo como artº 13º do D.L nº 57/2016 de 29 de Agosto, por:
Presidente: Engº António Correia da Cruz/Engª Margarida Pinto
Vogal: Engº Ricardo Rato (Área 1)
Vogal: Dra. Ana Cabral (Área 2)
Vogal: Dr. Paulo Morais (Área 3)
Vogal: Engª Silvia Vara (Área 4)
Vogal: Dra. Tânia Marques (DRH)
Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do ISQ, sendo o(s) candidato(s) notificado(s) através de e-mail.
Prazo e forma de apresentação das candidaturas:
O recrutamento encontra-se aberto no período de 19-11-2018 a 19-12-2018
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para emprego@isq.pt, com o titulo “Candidatura CIJ/ISQ/Emprego Científico Institucional ISQ”, acompanhadas dos seguintes documentos:
- i) Carta de motivação,
- ii) Certificados comprovativos das habilitações académicas,
- iii) Curriculum Vitae detalhado,
- iv) e outros documentos considerados relevantes pelo candidato (e.g. carta de recomendação de outras entidades do sistema cientifico e tecnológico nacionais ou internacionais).
Número de vagas:
Apenas será selecionado 1 (um) candidato.
Tipo de contrato:
Termo incerto.
País:
Portugal
Localidade:
Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ)/Oeiras – Taguspark
Data limite de candidatura:
19.12.2018
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)
Instituição de contacto:
Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ)
Endereço:
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 33
2740-120 Porto Salvo
Email:
emprego@isq.pt
Website:
Habilitações académicas
Doutoramento em Engenharia mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, ou em eletrotecnia e Computadores ou em áreas afins. Dá-se preferência a candidatos com experiência em utilização de métodos computacionais (elementos finitos) na modelação e simulação nas áreas cientificas mencionadas no texto do presente Aviso.
Línguas exigidas
Português
Inglês
Experiência exigida em investigação
Conhecimento e Experiência em atividades de I&DI com especial preferência nas áreas científicas mencionadas no concurso, com relevância para candidatos com conhecimentos e experiência em modelação e Inteligência Artificial. Serão valorizadas produções e publicações cientificas em especial nas áreas de investigação referidas bem como estágios em instituições do sistema cientifico e tecnológico Nacionais e Internacionais.