Woman in green field

Economia circular é chave para a indústria do futuro

Sustentabilidade, Indústria 4.0, Tranformação Digital

ENFRENTANDO O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE, MAS TAMBÉM DA EFICIÊNCIA E DA COMPETITIVIDADE, AS EMPRESAS E AS ORGANIZAÇÕES ENCONTRAM RESPOSTA NA ECONOMIA CIRCULAR, UMA ÁREA EM QUE O ISQ SE TORNOU UMA REFERÊNCIA PARA UMA GRANDE DIVERSIDADE DE SETORES.

Economia Circular

Agroalimentar, energia, água, indústria metalomecânica ou indústria de moldes. Todos estes setores enfrentam o desafio da sustentabilidade, mas também da Quarta Revolução Industrial. A isso alia-se a exigência da eficiência, da produtividade e, consequentemente, da competitividade. Para todos estes desafios há uma resposta que se impõe, cada vez mais: a economia circular.

Economia circular é chave para a indústria do futuro

Ciente de que a sustentabilidade da indústria do futuro estará grandemente relacionada com o progresso da economia circular, dos seus modelos de negócio e, sobretudo, do sucesso da sua concretização nas empresas, o ISQ tem-se dedicado a este tema nos últimos anos.

A aposta tem passado pelo desenvolvimento de projetos de Investigação & Desenvolvimento e inovação (I&Di) e pela oferta de um conjunto diversificado de serviços que permitem apoiar as organizações na implementação das várias estratégias e modelos de economia circular, particularmente focados na produção e utilização smart.

Nesta tarefa, as tecnologias de informação e a indústria 4.0 dão contributos fundamentais para a criação de produtos e indústrias mais sustentáveis. E, também nesta área, o ISQ tem vindo a desenvolver soluções para a utilização eficiente de recursos com base em métodos digitais inteligentes, combinando modelação, análise preditiva, machine learning e algoritmos de otimização para apoio à tomada de decisão.

Várias são as áreas que têm beneficiado da aplicação das tecnologias digitais para incremento da sustentabilidade dos processos industriais.

O otimizador SWSS – Smart Water Supply System é um bom exemplo, mostrando como é possível otimizar o planeamento das operações de sistemas de abastecimento de água, particularmente no que se refere à redução do consumo energético dos sistemas de bombagem.

agua consumo

LIFE SWSS – Smart Water Supply System

Liderado pelo ISQ, o projeto visa demonstrar uma plataforma digital inovadora de gestão e tomada de decisão que, através de modelos de simulação, previsão e otimização, dá apoio à operação de Sistemas de Abastecimento de Água (SDA). O LIFE SWSS pretende dar resposta ao problema da eficiência de redes de abastecimento de água, que causa impactos significativos devido à enorme quantidade de energia consumida, as emissões de GEE associadas e fugas de água.

O papel dos laboratórios e da formação

Em complemento às atividades de I&Di e de consultoria, os laboratórios do ISQ têm assumido um papel importante na área da economia circular, com destaque para o Laboratório de Química e Ambiente. Através do trabalho especializado desta unidade, é possível realizar o controlo e a monitorização ambiental, o suporte à conformidade legal ou a caracterização material para apoio à gestão eficiente de recursos. É o caso da realização de análises a solos agrícolas e análises foliares, para assistência ao setor na gestão mais eficiente do uso de água e fertilizantes.

Reconhecendo que a economia circular terá também impactos significativos relativamente a novas competências e qualificações, a aposta do ISQ na área abrange igualmente a atividade formativa. Sendo atualmente o segundo maior player em Portugal em formação contínua e tendo experiência na criação de perfis profissionais e referências de qualidade nacionais para ensino e formação profissional, o ISQ encontra-se a participar em dois projetos europeus: CIR-ECO e CIRCULINK. O primeiro visa o setor dos pequenos eletrodomésticos, identificando, descrevendo e desenvolvendo perfis profissionais que serão necessários para tornar a circularidade uma realidade neste setor. O segundo tem como objetivo incentivar indivíduos, grupos e organizações a aprender mais sobre gestão de colaboração circular e a perceber como se pode aumentar a implementação de práticas de economia circular nas PME.

O envolvimento de diversas áreas no desafio de levar soluções de economia circular às empresas e às organizações, assim como os vários anos de trabalho e experiência neste ramo deram ao ISQ um papel de relevo.

O ISQ é reconhecido pela larga experiência em projetos de I&Di e por ter uma rede nacional e internacional de parcerias. Destaca-se também pela multidisciplinaridade das equipas, predominando a formação de base em Engenharia, e pelas competências em eficiência energética e de recursos, nomeadamente ambiente e materiais. Estas são mais-valias que permitem dar suporte às organizações, seguindo as políticas e estratégias nacionais e europeias, tendências tecnológicas e, numa perspetiva mais macro, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

1589130211196

Mestre em Engenharia Química e Biológica com Pós-Graduação em Sistemas de Gestão Ambiental. 20 anos de experiência em atividades de consultoria e P&D nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade e prevenção e controle integrado da poluição. Actualmente a trabalhar como Gestor de Programa de I & D + i, promovendo e participando em projetos de I&D nas áreas da eficiência de recursos, economia circular e simbiose industrial.

insights relacionados

mais tópicos

Aeronáutica/Aeroespacial (8) Agricultura e Agroindústria (1) Energias Renováveis (7) hidrogénio (7) Indústria 4.0 (8) Inovação (10) Saúde e Life Sciences (4) Sustentabilidade (25) Tranformação Digital (7) Turismo (2)

+ insight

Política de Privacidade

Contribua


Sendo um projeto iniciado pelo ISQ, o insight está aberto a contributos de todos que queiram participar e possam trazer a sua visão, estudos científicos e opinião fundamentada para enriquecer os temas e o debate.

Se a sua atividade está ligada à investigação ou à análise e implementação de medidas nos tópicos aqui debatidos, contacte-nos com o formulário anexo.