cardif scaled

Reunião do projeto WaterWatt em Cardiff

No final do mês de setembro, o projeto que pretende aumentar a eficiência energética nos circuitos de águas industriais, o WaterWatt, reuniu todos os parceiros na Universidade de Cardiff para debater os seus progressos.

Paralelamente à reunião, a maior empresa de aço, a TataSteel divulgou os trabalhos desenvolvidos neste âmbito, assim como a recolha de contributos da ferramenta de simulação de circuitos de água industrial, que se encontra em fase de desenvolvimento. 

Este é um projeto coordenado pela DECEHEMA, a associação química alemã, sendo o ISQ o único parceiro português, num consórcio constituído pela Alemanha, Noruega, Itália e Reino Unido.

LIFE SWSS – Smart Water Supply System

Liderado pelo ISQ, o projeto visa demonstrar uma plataforma digital inovadora de gestão e tomada de decisão que, através de modelos de simulação, previsão e otimização, dá apoio à operação de Sistemas de Abastecimento de Água (SDA). O LIFE SWSS pretende dar resposta ao problema da eficiência de redes de abastecimento de água, que causa impactos significativos devido à enorme quantidade de energia consumida, as emissões de GEE associadas e fugas de água.

agua consumo

O WaterWatt é um projeto financiado pelo Programa Europeu de Apoio à Investigação e Desenvolvimento, o Horizonte H2020, e tem um orçamento total de cerca de 1,8 milhões de euros, e uma duração prevista de 36 meses. Desenvolvido pelo Sustainable Innovation Centre do Grupo ISQ, constitui mais um passo para consolidar a experiência e conhecimento adquirido ao logo dos últimos anos na área de investigação da ligação água-energia, premiando a aposta do ISQ neste sector, no sentido de cumprir a sua missão de apoio científico-tecnológico à indústria nacional.

Também lhe pode interessar