PROCETS

Projeto PROCETS celebra um ano

No início do mês de fevereiro, na Universidade de Barcelona, o ISQ esteve presente na reunião dos 12 meses do projeto PROCETS (Protective Composite Coatings Via Electrodeposition and Thermal Spraying).

Os principais objetivos do PROCETS são a produção de revestimentos compósitos por eletrodeposição e projeção térmica, com incorporação de nano-partículas para uma ampla gama de aplicações, nomeadamente na indústria automóvel, aeroespacial, petróleo e gás e na de ferramentas de corte, utilizando materiais mais amigos do ambiente.

Close-up wall of numerous chrome metal nuts

PROCETS: Protective Composite Coatings Via Electrodeposition and Thermal Spraying

Os revestimentos têm uma importância crítica para a indústria europeia e o desafio é encontrar materiais menos tóxicos e menos agressivos. O projeto PROCETS procura dar respostas a este desafio com a ajuda do ISQ.Os principais objetivos do PROCETS são a produção de revestimentos compósitos por eletrodeposição e projeção térmica, com incorporação de nano-partículas para uma ampla gama de aplicações, nomeadamente na indústria automóvel, aeroespacial, petróleo e gás e na de ferramentas de corte, utilizando materiais mais amigos do ambiente.As atividades do ISQ no projeto PROCETS envolvem diversas áreas de I&D, incidindo nos ensaios de materiais para validação do desempenho dos novos revestimentos desenvolvidos, nomeadamente a realização de ensaios de corrosão (“prohesion tests”) e exposição acelerada. O ISQ contribui também para a avaliação do impacto da implementação das tecnologias desenvolvidas do ponto de vista ambiental (avaliação do ciclo de vida), económico (custos de ciclo de vida) e de segurança (abordagem “Safe-by-Design” em novos produtos e análise de risco em processos de produção e segurança das pessoas).

Inserido no programa de financiamento da União Europeia Horizonte 2020, o projeto teve início em janeiro de 2016 e tem a duração de 42 meses.

Também lhe pode interessar